Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

ARTIGOS

11.06.2018

SINUSITE EM ADULTOS

Os seios nasais são cavidades preenchidas por ar, na região da face atrás das sobrancelhas, maçãs do rosto e entre os olhos. Normalmente, os seios nasais são revestidos por uma membrana mucosa, cuja função é produzir e circular o muco normal no nariz, o que ajuda a filtrar o pó e as partículas, bem como umidificar o ar da respiração. Quando essas cavidades ficam inflamadas/infectadas, dissemos que há sinusite. Isso geralmente acontece porque um vírus ou uma bactéria leva a uma inflamação nas membranas mucosas e produção de muco que bloqueiam a via de drenagem natural e a aeração dos seios nasais. A causa mais comum da sinusite aguda é o resfriado comum.

SINTOMAS DA SINUSITE

* Pressão ou dor atrás dos olhos, na testa ou maçãs do rosto

* Nariz entupido

* Secreção nasal espessa

* Diminuição ou alteração do olfato


TIPOS DE SINUSITE

A sinusite que dura menos de quatro semanas é chamada de sinusite aguda. A maioria dos casos de sinusite aguda começa com um resfriado viral e é associada a sintomas que geralmente se resolvem em entre sete e dez dias. Ocasionalmente o episódio se torna uma infecção bacteriana e pode exigir tratamento com um antibiótico. Nesses casos, os sintomas tipicamente duram mais de dez dias. Quando os sintomas permanecem por mais de três meses, é chamada de sinusite crônica. Os pacientes com sinusite crônica frequentemente descrevem a sensação de ter um resfriado que não acaba por meses ou anos.


DIAGNÓSTICO

A sinusite geralmente pode ser diagnosticada com base nos seus sintomas, o intervalo de tempo dos sintomas, um exame clínico e um raio x dos seios da face. A tomografia computadorizada (TC) pode ser necessária apenas se sintomas se mantiverem por longo prazo, episódios frequentes de sinusite, suspeita de alterações anatômicas na região e se cogitar a hipótese de tratamento cirúrgico.

TRATAMENTO

A maioria dos casos de sinusite aguda é tratada simplesmente com o tratamento dos sintomas e no auxílio para a pessoa se sentir mais confortável durante o episódio. Tratar a dor e a febre com medicamentos de venda livre pode ser útil. Sprays tópicos descongestionantes podem ajudar a aliviar o entupimento nasal. Contudo, esse benefício pode ser neutralizado pelo desenvolvimento da piora da congestão nasal após a interrupção do uso do descongestionante, especialmente se o descongestionante tópico for utilizado por mais de três dias.

Alguns pacientes apresentam alívio dos sintomas com o uso de solução salina nas cavidades nasais. Os antibióticos não são usados para tratar a maioria dos casos de sinusite aguda porque a maior parte dos casos não envolve infecção bacteriana. É importante evitar o uso desnecessário de antibióticos, pois podem provocar efeitos adversos e a super utilização pode gerar bactérias resistentes (infecções que não respondem mais aos antibióticos). Só o médico pode ajudar a determinar se o tratamento com antibióticos é necessário.

Veja também
20/05/2019 QUAL É A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA PARA EMAGRECER ? Ler Artigo
11/04/2019 ENVELHECER COM OTIMISMO Ler Artigo
13/12/2018 CORRIMENTO VAGINAL Ler Artigo
08/10/2018 OUTUBRO ROSA Ler Artigo