Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

ARTIGOS

08.10.2018

OUTUBRO ROSA

O movimento popular internacional conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na sua detecção precoce.

Este movimento começou nos Estados Unidos em 1990, foi lançado por uma Fundação e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e, desde então, promovida anualmente nesta cidade.

Ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou a realização de mamografia no mês de outubro, tornaram-se, posteriormente, o mês nacional americano de prevenção do câncer de mama.

Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção através do diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população as cidades enfeitam locais públicos com os laços rosas.

A ação de iluminar de rosa os monumentos, surgiu posteriormente, e tornou-se uma importante leitura visual desta ação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar.

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem conhecer seu corpo para saber o que é normal ou não em suas mamas. É importante que as mulheres observem suas mamas durante o banho ou na troca de roupa, mesmo sem uma técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. A maior parte dos tumores de mama, édescoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. 

Veja também
20/05/2019 QUAL É A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA PARA EMAGRECER ? Ler Artigo
11/04/2019 ENVELHECER COM OTIMISMO Ler Artigo
13/12/2018 CORRIMENTO VAGINAL Ler Artigo
11/06/2018 SINUSITE EM ADULTOS Ler Artigo