Atenção: Esse site só pode ser visualizado perfeitamente em um browser que suporta Web Standards. É recomendável que você atualize o seu browser clicando aqui. Obrigado e desculpe o transtorno.

ARTIGOS

21.01.2021

VACINAS – UM NEGÓCIO DA CHINA!

Todos nós gostaríamos de uma vacina que tivesse 100% de efetividade global para a COVID-19, fosse segura, não tivesse efeitos colaterais e fosse aplicada em uma só vez.

Não importa de onde ela venha; se da China ou da Índia...Com isso poderíamos erradicar essa doença, como já foi feito em outros tempos com outras doenças como varíola e sarampo, esta quando se obtinha ampla cobertura vacinal.

Infelizmente não é o caso de nenhuma vacina, disponível neste momento, para COVID-19. Nem mesmo as da plataforma de RNA mensageiro. A eficácia global delas está longe de ser os 95% anunciados, uma vez que pacientes não foram testados para detectar casos leves ou assintomáticos.

Temos duas vacinas, aprovadas pela nossa Agencia Reguladora, que tem a capacidade de reduzir em quase 80% os casos leves e moderados, aqueles que eventualmente precisam só de uma consulta médica e em torno de 100% capaz de evitar os casos mais graves, as internações hospitalares, UTI’s e, consequentemente, mortes.

Nesse momento é disso que precisamos, além de manter o distanciamento, usar máscara e lavar constantemente as mãos com sabão ou usar álcool em gel.

É isso o que temos pra hoje! Vacinas sem grandes necessidades logísticas, com capacidade de serem aplicadas em massa em poucos meses, utilizando a competência do PNI e o Sistema Único de Saúde. Melhor, produzidas no Brasil.

Se já tivéssemos acreditado e investido na ciência, e começado a vacinar a mais tempo, certamente a população de Manaus, não estaria vivenciando o colapso da rede de saúde e a falta de oxigênio medicinal, sem esquecer a nossa incapacidade de seguir regras e orientações de quem entende do assunto, cumprindo as medidas necessárias.

Vacinas com custo baixo por dose serão capazes de acabar com as mortes por COVID-19 e o sofrimento de muitas famílias.

Alguns são contrários às vacinações contra doenças estabelecidas no Calendário Anual de Vacinações, possivelmente porque tiveram a sorte de não terem sido contaminados, não vivenciando suas consequências, ou até mesmo por terem sido vacinados por seus pais.

Quando tiver uma oportunidade, não a deixe passar...vacine-se!!

Veja também
04/03/2021 Síndrome Pós-Covid - As sequelas precisam de atenção Ler Artigo
20/05/2019 QUAL É A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA PARA EMAGRECER ? Ler Artigo
11/04/2019 ENVELHECER COM OTIMISMO Ler Artigo
13/12/2018 CORRIMENTO VAGINAL Ler Artigo