A conjuntiva é uma membrana fina que cobre o lado interno das pálpebras e a parte branca do olho. A inflamação ou a infecção da conjuntiva é chamada de conjuntivite. Pode ser provocada por vírus, bactérias ou fungos; alergia; exposição a produtos químicos ou irritantes; ou presença a longo prazo de um um corpo estranho, como lentes de contato.
Os vírus que provocam o resfriado comum também podem resultar em conjuntivite. O tempo de evolução da conjuntivite viral é similar ao das infecções do trato respiratório superior, sendo que os piores sintomas ocorrem entre três e cinco dias e se resolvem em sete a 14 dias.
A conjuntivite bacteriana é provocada geralmente por bactérias que vivem na pele humana e podem contaminar a maquiagem para os olhos e outros produtos. Menos comum, as infecções por clamídia ou gonorreia podem também provocar conjuntivite. A conjuntivite bacteriana geralmente se resolve em dois a cinco dias sem tratamento, mas pode precisar de antibióticos tópicos (colírio ou pomada). Esses tipos de conjuntivite infecciosa são muito contagiosos e facilmente espalhados entre as pessoas.
SINAIS E SINTOMAS DA CONJUNTIVITE
Vermelhidão nos olhos
Sensibilidade à luz
Sensação de areia, coceira ou queimação
Pálpebras inchadas
Secreção
Lágrimas aumentadas
Se os sintomas não se resolverem no intervalo de tempo esperado, e o sistema imune estiver enfraquecido ou se algum dos seguintes sintomas forem encontrados, busque atendimento médico imediatamente.
Dor no olho de moderada à grave;
Visão reduzida, visão embaçada ou visão dupla que não se resolve ao remover a secreção dos olhos;
Aumento da vermelhidão dos olhos
Se tiver sintomas de resfriado ou problemas respiratórios, a conjuntivite é provavelmente causada pelo mesmo vírus respiratório. A conjuntivite bacteriana pode provocar secreção espessa amarelo-esverdeada. A secreção aquosa é mais comum com vírus.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Colírio de venda livre pode aliviar os sintomas. Os antibióticos não tratarão a conjuntivite viral. Alguns tipos, como as provocadas pelo herpes, podem precisar de medicação antiviral. A conjuntivite bacteriana pode melhorar sem tratamento, mas os antibióticos tópicos podem reduzir o tempo da doença.
Para evitar a dispersão da conjuntivite, lave as mãos ou use limpador a base de álcool, evite tocar e esfregar os olhos e lave a secreção em volta dos olhos várias vezes ao dia. Não compartilhe roupas de banho, toalhas, maquiagem ou óculos. Os pacientes são frequentemente afastados da escola ou do trabalho até que não haja secreção ou que a terapia com antibiótico seja iniciada.